A ACD Igreja Velha sagrou-se ontem, sábado, Campeã Distrital de Futsal (1ª Divisão - Zona Norte) da AF Leiria, ao vencer, na derradeira partida do campeonato, a equipa do G. Alegre e Unido.
Foi um jogo de emoções à flor da pele. Jogadores, dirigentes e adeptos sabiam que estava nas nossas mãos a possibilidade de vencer o campeonato, "bastando" para isso ganhar o jogo de ontem. Depois da fantástica exibição da semana passada, em Santiago da Guarda, a equipa tinha pela frente um adversário cuja posição no campeonato há muito tempo que tinha sido definida. Adversário teoricamente mais fraco que poucos esperavam que tivesse dado a réplica que deu.
O jogo começou com a nossa equipa a dominar um adversário que se limitava a defender, com o bloco bastante baixo. O futsal praticado pela nossa equipa não era o melhor e, em alguns momentos, notava-se a ansiedade no toque de bola dos nossos jogadores. Não que falhassem muitos passes mas o medo de errar limitava-lhes a criatividade. O primeiro golo demorava a chegar. Até que surgiu um penalti marcado a nosso favor, a castigar uma falta sobre o Fábio. O mesmo Fábio concretizou o lance e desta forma surgiu o primeiro momento de alegria da tarde.
A equipa continuava a sentir dificuldades na criação de lances de golo, revelando dificuldades em lidar com a postura defensiva do adversário. É através de mais um lance de bola parada que o Tony faz o nosso segundo golo. Numa jogada ensaiada, Fábio deu um pequeno toque na bola e o Tony disparou para o fundo da baliza adversária. Respirou-se de alívio...durante algum tempo.
Mesmo a ganhar por 2-0, a nossa equipa não perdeu a ansiedade com que jogava. Para ajudar à "festa" uma série de falhanços e bolas aos postes enervaram-nos ainda mais.
Vendia cara a derrota a equipa do GA e Unido. Num erro defensivo da nossa equipa aproveitou e fez o 2-1. Instalou-se o pânico! A equipa sabia que tinha obrigatoriamente de ganhar (nesta altura os jogadores ainda não sabiam o resultado da Casa Benfica de Pombal) e o magro resultado que tinha nesse momento, o pouco discernimento e o azar das bolas nos postes faziam temer o pior. Pelo meio ainda houve uma bola ao poste da nossa baliza que fez tremer toda gente. Os minutos passavam lentos e nunca o relógio do pavilhão foi tão olhado.
Até que veio finalmente o apito final do jogo. Era oficial: a ACD Igreja Velha era campeã!
Gritou-se de alívio, abriu-se o espumante que se bebeu e com que alguns tomaram "banho". E por falar em banho, ouve banho de chuveiro e mangueirada para dirigentes, jogadores e até alguns espectadores. Festa é Festa!
Ao jantar confraternizam todos no edifício da Associação. Pela noite dentro continuou a merecida festa.
Parabéns a todos!
Para a semana há mais. Aqui fica o convite a todos os adeptos para assistirem às meias finais da Final-Four da Taça do Distrito de Leiria, no próximo Sábado, na Nazaré, às 16 horas.
Se não for pedir muito...e que tal a dobradinha?