A equipa de futsal da ACD Igreja Velha empatou a três bolas neste sábado frente à Pocariça, equipa da Maceira.
Jogo da 3ª Jornada do Campeonato de Futsal da Divisão de Honra da AF Leiria. A Pocariça aparecia do pavilhão das Colmeias em primeiro lugar no campeonato, com duas vitórias em duas partidas. A Igreja Velha vinha de um empate frente ao Arnal.
A partida começou com toada atacante da nossa equipa e com o adversário a responder em contra-ataque, sempre de forma perigosa. O decorrer dos minutos da etapa inicial mostrou duas equipas a respeitarem-se e a praticar um futsal mais cauteloso. O equilíbrio foi a nota dominante e o empate, no final da primeira parte, traduzia aquilo que se tinha passado em campo. As oportunidades tinham sido repartidas mas também escassas. Sobraram para a história 2 livres de 11 metros, um para cada equipa, que nenhuma conseguiu concretizar. Ainda assim, no nosso livre, a bola embateu no poste. Postes que teriam ainda mais protagonismo ao longo da partida.
Na segunda parte o jogo mudou totalmente de cara. As equipas arriscaram mais, abrindo espaços para as jogadas de contra-ataque. As oportunidades de golo sucediam-se mas o primeiro golo tardava.
Foi só a meio da segunda parte que a Pocariça marcou. Um jogador adversário surgiu completamente solto na nossa área e só teve de encostar.
A nossa equipa sentiu bastante o golo e tentou reencontrar-se. No momento em que parecia ter recuperado a iniciativa sofre novo golo, 3 minutos após o primeiro.
A perder por 2-0, o nosso treinador pediu desconto de tempo e no regresso a equipa passou a jogar com guarda-redes avançado, no caso o João Horta.
Um minutos após a mudança, o Gonçalo recebeu uma bola dentro da área, que tinha ressaltado num adversário, e só teve de empurrar para o 1-2.
Ganhou ânimo a nossa equipa e partiu imediatamente para o golo do empate. Ainda a jogar com guarda-redes avançado, e apenas um minuto depois, perdeu a bola no ataque e um jogador da Pocariça correu todo o campo até à nossa baliza, rematando forte para o 1-3.
O vencedor do jogo parecia estar encontrado, mas a nossa equipa não baixou os braços. A partida continuava electrizante. Mais um minuto volvido e na sequência de um remate nosso, um jogador da Pocariça trava o remate com o braço dentro da área. Penalti e quinta falta para o adversário. O Huguito saiu do banco para a marcação do penalti e fez o 3-2. Renascia, novamente, a esperança de conseguir qualquer coisa neste jogo.
Os minutos seguintes foram de claríssimas oportunidades de golo para as duas equipas. Nesta fase, temos de ser justos, tivemos sorte em não sofrer o quarto golo. Mas também é justo dizer-se que por quarto ocasiões acertamos nos portes e na barra. A sorte não estava do nosso lado.
Mas esteve mesmo no final, a apenas a 30 segundos do fim, quando uma bola ressaltou para um isolado Gonçalo que, mesmo sobre a linha de golo, só teve de empurrar a bola para o fundo da baliza adversária. Explosão de alegria no nosso banco e na bancada. Estava feito o empate.
Até ao fim não houve tempo para mais. O empate, face ao que se passou no jogo, parecia justo e as equipas limitaram-se a controlar a bola.