A ACD Igreja Velha deslocou-se este sábado ao pavilhão desportivo municipal dos Pousos para vencer o São Bento por 3-6, num jogo marcado pela lesão do nosso guarda-redes João.
Era um jogo difícil contra uma equipa que nos tinha ganho, nas Colmeias, no jogo da primeira volta. As equipas tinham 2 pontos de diferença na tabela classificativa e uma derrota da nossa equipa fazia-nos descer 2 lugares na classificação. A Caranguejeira tinha vencido na sexta-feira a equipa da Estrada e, com a vitória, chegou ao 3º lugar.
Restava-nos então vencer este jogo para repor a nossa posição na tabela, mas a tarefa não se afigurava nada fácil.
Embora a jogar fora, foi a nossa equipa que "pegou" no jogo. E a primeira oportunidade de golo surgiu logo no primeiro minuto. Dominávamos e víamos um adversário que parecia nervoso e a falhar muitos passes.
Aos 4 minutos, contra a corrente de jogo, surge o primeiro golo para o São Bento num livre mais ou menos frontal à nossa baliza. Era injusto o resultado nesta altura.
Na sequência deste golo, foi a equipa do São Bento que apareceu mais na partida, surgindo com mais regularidade junto à nossa baliza.
Mas não demorou muito até conseguirmos repor a igualdade na partida. Dois minutos depois, aos 13:30'', o Huguito aparece descaído pela direita e sem oposição remata forte à baliza. Quase sobre a linha de golo, o BA consegue fazer um pequeno desvio da trajectória da bola e colocou-a dentro da baliza adversária, fazendo o 1-1.
Apenas 30 segundos depois,o Fábio tem oportunidade de fazer o 2-1 com um remate muito colocado que sai junto ao poste esquerdo da baliza do adversário. Depois deste lance, o equilíbrio foi a nota dominante, na partida e no resultado.
Aos 12 minutos o azar bate-nos à porta. Num lance confuso dentro da nossa área, o João Pereira cai mal ao tentar defender uma bola e lesiona-se no joelho. Sendo o único guarda-redes disponível, a apreensão surgiu na cara dos nossos jogadores, técnicos e adeptos. E não pôde mesmo continuar. Para substituí-lo entrou o BA.
Aproveitando a situação de termos um guarda-redes adaptado, o São Bento aproximou-se da nossa área e tentou chegar à vantagem. Com saídas rápidas, o BA segurou o empate por mais que uma vez.
A nossa equipa, mesmo com todas as contingências que surgiram, jogava bem e com confiança. Sobretudo defendíamos bem e em bloco, não permitindo ao adversário grandes lances de perigo.
E foi mesmo a nossa equipa que chegou ao 1-2. O Fábio, na direita, consegue livrar-se de 2 adversários e centrar para um isolado Micas colocar a bola entre as pernas do guarda-redes adversário. Estava feita a reviravolta na partida.
A toada do jogo continuou igual. Defendíamos bem e obrigávamos o adversário a errar passes e a enervar-se. O BA, na baliza, ía chegando para as encomendas ainda que tenha visto uma bola embater com violência na barra da baliza que defendia, quando faltava pouco mais de 1 minuto para o intervalo.
A 43 segundos do período de descanso surge o golo mais bonito da noite, e para a nossa equipa. Depois de um grande trabalho, no centro do campo, o Nuno consegue colocar a bola no Huguito que, quase sem ângulo, "pica" a bola de costas para a baliza. Grande golo e estava feito o 1-3 com que terminou a 1ª parte.
Para a 2ª parte era de esperar um São Bento mas rápido e a pressionar mais alto. E isso aconteceu mesmo, mas a nossa equipa demonstrava personalidade e continuava a defender bem. É bom que se diga que também tivemos alguma sorte numa série de remates que ficaram muito próximos de entrar na nossa baliza.
Aos 3 minutos da segunda parte, numa jogava individual, o Nuno consegue flectir da esquerda para o meio do campo e disparar forte para o nosso 4º golo. O 1-4 era talvez pesado demais para o que a partida mostrava mas premiava a nossa eficácia ofensiva. Ou, se se quiser ver por outro prisma, castigava uma equipa do São Bento que mostrava nervosismo e falhava cada vez mais passes.
Com o resultado tão desnivelado, o São Bento colocou guarda-redes avançado para tentar tirar alguma coisa da partida e deu-se mal. Tal como as anteriores equipas que jogaram contra nós neste sistema, foram rápidos a sofrer ainda mais golos.
Depois de uma perda de bola do adversário junto à nossa área, o Nuno remata de longe para a baliza deserta e faz o seu segundo golo na partida e o 1-5 no jogo, aos 5 minutos da segunda parte. Mais 3 minutos volvidos, e exactamente com a mesma receita que o anterior, o Nuno faz o seu hat-trick na partida. Estava feito o 1-6.
O resultado era pesado mas apenas reflectia aquilo que já foi dito: muitas perdas de bola e nervosismo do São Bento contra a eficácia e concentração defensiva da nossa equipa. Alguma sorte também? Sim, é verdade, mas muitas vezes a sorte "faz-se", e a nossa equipa estava a "fazer" a sua sorte.
Com um resultado tão desnivelado, restava à nossa equipa segurar o jogo. Recuámos e começamos a defender junto à nossa área o que se poderia tornar perigoso, não fosse a concentração com que estávamos a encarar o encontro.
Faltavam ainda 10 minutos na partida quando começou a surgir a reacção do São Bento. Com pressão muito alta e obrigando a nossa equipa a colocar a bola no ataque através de lançamentos longos, o São Bento tentava reduzir a desvantagem mas o golo não surgia.
Foi só a 6 minutos do final que conseguiram reduzir para 2-6. E 1 minuto depois fizeram o 3-6, colocando emoção nos seus adeptos que voltaram a acreditar na equipa. Mas a sucessão de passes errados não lhes permitiu atingir mais nada na partida.
Até ao final há ainda a destacar um cabeceamento do Huguito à barra, depois de um lançamento longo do BA.
Vitória muito importante, frente a um adversário que tradicionalmente nos causa problemas, num jogo correto de ambas as equipas e com uma dupla de arbitragem que fez um bom trabalho.
Para a próxima jornada recebemos a Casa do Benfica das Caldas da Rainha.
{jcomments off}