Futsal (Descontinuado)

Entrevista a Nuno Veiga

Entrevista a Nuno Veiga - treinador da ACD Igreja Velha

Está a começar mais uma época de futsal. Depois de no final da época passada ter-se temido que seria o fim do futsal na Igreja Velha, a nossa equipa sofreu uma reestruturação diretiva e reorientou a sua estratégia, apostando numa redução de gastos, o que levou a algumas saídas de jogadores e à entrada de jogadores da terra.

 

FUTSAL DISTRITAL

Com a situação económica atual, que resulta em cada vez menos apoios económicos para as equipas, com a situação da Leirisport e a história dos pavilhões, como é que avalias a situação atual do futsal no distrito? E para o futuro próximo?

R: Não vejo o futuro muito risonho para os clubes que não têm ajudas nem pavilhão próprio. Toda esta situação só veio prejudicar a evolução do Futsal no nosso distrito, não sei se é a melhor opção a que os nossos governantes estão a tomar, mas que o futsal e o desporto, em geral ,do distrito está a ficar cada vez mais pobre, isso está!

 

 

CARREIRA DE TREINADOR

Já tens algumas épocas enquanto treinador de futsal. Treinar a equipa da Igreja Velha é o teu maior desafio até ao momento?

R: Fui treinador da formação durante vários anos, neste últimos dois anos treinei os Milagres e ajudei á subida de divisão e á implementação do futsal no clube, o que foi na altura um grande desafio. Mas este é de facto um grande desafio, treinar um dos históricos emblemas do nosso distrito como é o caso da Igreja Velha.

Este ano vais acumular o cargo com outra equipa. Como é que vais fazer a gestão do tempo?

R: Nos últimos 6/7 anos era jogador e treinador acumulando funções em duas equipas, este ano vai ser igual, mas só como treinador.   É só uma questão de horários e de compatibilidade, já estivemos a analisar o sorteio e serão muito poucos os jogos que coincidem entre as duas equipas e já estamos a tratar disso para que não haja sobreposição de jogos! Para mim é de facto um desafio muito grande treinar duas equipas mas a dedicação e a paixão que tenho pelo futsal levou-me a aceitá-lo!

 

 

 

 

 

CAMPEONATO

Analisando as equipas que fazem parte do nosso campeonato, quem achas que está mais forte? Quais são as equipas que achas que vão estar no topo, lá para o final do campeonato?

R: Vamos trabalhar forte para que a Igreja Velha esteja no topo, mas tenho consciência que existem  equipas com grande qualidade colectiva e também a nível individual, caso do Arnal que fez muitas e boas contratações, a Pocariça que todos os anos luta pelos primeiros lugares , a Caranguejeira que tem um grande treinador e bons executantes. Certamente irá haver mais equipas que vão surpreender durante o campeonato. Penso muito sinceramente que será um campeonato muito equilibrado, onde o primeiro poderá perder pontos com o último.

Há alguma altura mais complicada para a equipa? Alguma série de jogos para ter redobrada atenção?

R: Os inícios de campeonato são sempre os mais difíceis, acho que se começarmos bem iremos fazer um bom campeonato.

 

 

EQUIPA

Como é que nós estamos, enquanto equipa? Ainda é cedo para perceber o que vamos conseguir fazer no campeonato?

R: Ainda é muito cedo, os jogadores ainda estão a assimilar o modelo de jogo, e nesta altura tudo é novo para eles, desde os treinos e ao modelo de jogo que estou a implementar. Gosto de pensar jogo a jogo, e o primeiro agora é o mais importante, vamos trabalhar para ganhá-lo.

 

 

 

O que é que os adeptos podem esperar desta equipa?

R: Será uma equipa humilde, mas com muita vontade de ganhar e acima de tudo com respeito pelo adversário. Iremos tentar ser uma equipa organizada e demonstrar um futsal bonito e agradável para que os adeptos possam desfrutar do jogo!

Nas últimas épocas, alguns adeptos têm tido a sensação que a equipa é algo lenta, embora seja tecnicamente das mais evoluídas. Achas que isto depende apenas das características dos jogadores ou também depende da estratégia montada? E será reflexo da maturidade dos jogadores que assim controlam melhor os momentos de jogo?

R: Isso é o reflexo das caracteristicas dos jogadores que temos na equipa. Na Igreja Velha temos jogadores com muita experiência e sabem quando devem ou não imprimir velocidade no jogo!

Temos alguns jogadores que jogam há muito tempo na equipa. Que importância é que isto tem, ou pode ter, num balneário ou num jogo?

R: Tem muita importância, a equipa está montada há vários anos, o problema de entrosamento não existe, existe sim as novas ideias e novo modelo de jogo que estou a implementar, e que seguramente é diferente dos outros treinadores que tiveram. Não é num mês de pré-época que os jogadores vão assimilar todas as minhas ideias e princípios de jogo, mas espero que o quanto antes a equipa esteja a praticar o futsal que eu pretendo.

 

 

OS REFORÇOS

A equipa perdeu alguns jogadores importantes que nos acompanhavam há várias épocas. Achas que a nossa equipa parte de um patamar inferior este ano, ou os jogadores novos que chegaram vêm colmatar essas perdas? Como é que avalias os reforços? O que é que eles podem trazer de novo para a nossa equipa?

R: Não sei se irão colmatar as saídas, mas de uma coisa tenho a certeza, os reforços que a Igreja Velha contratou têm muita qualidade. Um dos reforços, o Ricardo (guarda-redes) é o 3º ano que joga futsal e posso vos garantir que será num curto espaço de tempo um dos melhores guarda redes do nosso distrito. Os outros reforços são todos muito novos, temos de lhes dar tempo para crescerem na modalidade. O atleta ainda júnior (Tiago Faria) que está a treinar com a equipa, se tiver humildade e vontade de trabalho será uma mais valia para o plantel.

SUPERTAÇA

No final deste mês vamos jogar o jogo da Supertaça do Distrito, frente ao Casal Velho. É o primeiro jogo oficial da nossa equipa. Que possibilidades temos, nesse jogo?

R: Sabemos que o Casal Velho é naturalmente favorito. Mas com certeza tudo iremos fazer para inverter essa tendência. Como jogador nunca perdi este troféu de inicio de época, espero conquistar o meu primeiro como treinador. Estamos a trabalhar bem para darmos a supertaça aos nossos adeptos...as finais são para ser ganhas!

 

PRIMEIRO JOGO DO CAMPEONATO

O calendário já é conhecido e o nosso primeiro jogo é nas Caldas da Rainha, frente à casa do Benfica local. Que opinião tens sobre o nosso adversário?

R: Ao longo dos últimos anos tem demonstrado ser uma boa equipa, e com certeza este ano não fugirá á regra. Vai ser um jogo difícil mas queremos entrar no campeonato a vencer.

 

Tens algum prognóstico para o primeiro jogo, ou segues a máximo do ex-jogador do FC Porto “Prognósticos só no final do jogo”?

R: Vai ser um jogo complicado onde vamos defrontar uma equipa com muita qualidade e com muita experiência na divisão de honra, mas queremos sair das Caldas com os primeiros 3 pontos da época ! Prognósticos não tenho, só a certeza que tudo iremos fazer para ganhar!

Uma última mensagem para sócios e adeptos?

R: Espero que estejam sempre com a equipa e que apoiem os atletas principalmente nos momentos mais difíceis. De uma coisa podem estar descansados iremos lutar com tudo o que temos por cada vitoria e honrar a camisola que vestimos!

cong tachada

cong tachada

  • 13086916_1121640937875622_3100353889398603662_o_1121640937875622
  • 13123209_1121641984542184_7213006600429988460_o_1121641984542184
  • 13119889_1121641724542210_7287634213614642502_o_1121641724542210
  • 13147447_1121641991208850_6253958293302000636_o_1121641991208850
  • 13123054_1121641471208902_5730394806423806676_o_1121641471208902

cong tachada