A ACD Igreja Velha foi ganhar, este sábado, por 3-4 no terreno da Casa do Benfica de Pombal, em jornada atrasada do Campeonato Distrital de Futsal da Divisão de Honra da AF Leiria.
Foi um jogo com emoção até ao último segundo, literalmente.
Disputava-se o jogo em atraso da 4ª Jornada, num fim de semana que foi de taça, e que ambas as equipas ficaram isentas de jogar.
O jogo começou com cautelas de ambos os lados. Muito táctico, muita concentração defensiva, e por isso mesmo as ocasiões eram escassas.
A nossa equipa, que precisava de pontos para não se atrasar no campeonato, arriscou desde o inicio. Logo nas primeiras jogadas do encontro,começamos a jogar com guarda-redes avançado. Era o assumir de risco para tentarmos levar de vencido um jogo frente a uma equipa que só conhecia vitórias neste campeonato.
Só a meio da primeira parte surgiu o primeiro golo do jogo, e para a nossa equipa, através do Gonçalo.
Até ao final da primeira etapa o jogo continuou como estava: cauteloso e sem grandes riscos.
Na segunda parte surgiu a equipa da CB Pombal mais mexida e a fazer pressão muito alta. Com esta estratégia adivinhava-se o golo, que surgiu logo aos 2 minutos e meio. Estava feito o empate.
Reagiu a nossa equipa com algumas ocasiões de golo mas era ainda a equipa da casa que detinha as melhores oportunidades. Até que surgiu a reviravolta no resultado com os visitados a fazer o 2-1. Bola cruzada para dentro da nossa área que só foi necessário empurrar para dentro da baliza.
Parecia, nesta altura, que a nossa equipa não tinha argumentos para voltar ao jogo e colocar-se novamente em igualdade. Mas conseguiu-o passados 3 minutos, através do BA.
A resposta da CB Pombal demorou apenas 20 segundos. Pelo segundo jogo consecutivo a nossa equipa sofria um golo segundos depois de ter marcado.
Era chegada a hora de apostar tudo. E foi o que fizemos, jogando de 5 para 4 e usando muita paciência.
Paciência essa que deu resultado a 4 minutos do fim do jogo. O Gonçalo surgiu isolado do lado esquerdo da área adversária e com um remate cruzado coloca a bola entre as pernas do guarda-redes e faz o 3-3.
Ressurgia a crença nos nossos jogadores. Desta vez não se desconcentraram defensivamente e seguraram o empate. O David, na nossa baliza, com uma série de boas defesas, começava a brilhar.
O melhor estava guardado para o ultimo minuto, com as emoções a atingirem o seu ponto mais alto da noite. A apenas 23 segundos do final do jogo, o BA descobre o Micas completamente isolado na grande área e em esforço consegue colocar-lhe a bola. O Micas só teve de ter o sangue frio e empurrar para dentro da baliza. Estava feita a reviravolta no resultado a apenas 23 segundos do fim.
E a história acaba aqui? Não! Ainda havia mais. Com 5 faltas a nossa equipa apenas tinha de controlar o jogo e não cometer nenhum erro. Só que foi feita mais uma falta que resultou no único livre de 11 metros da partida. Faltavam apenas 5 segundos para o final e a equipa da CB Pombal ainda podia empatar a partida.
Foi Grande o nosso guarda-redes David ao defender o livre com excelentes reflexos.
Até ao final foi suster a respiração e esperar o último apito do árbitro. Estava concluído o jogo e a ACD Igreja Velha tinha conquistado 3 importantes pontos num pavilhão muito difícil e contra uma equipa que só conhecia vitórias.
Como dizia um conhecido comentador desportivo de rádio: "Haja coração!"
Para a semana vamos às Caldas da Rainha defrontar a Casa do Benfica local.